Apesar do nome, as leguminosas são na verdade grãos produzidos em vagens ricas em tecido fibroso. Dentre as mais conhecidas, temos os feijões, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha.

As leguminosas são uma excelente fonte de nutrientes para o organismo, sobretudo proteínas e minerais. Oferecem saciedade, são uma excelente fonte de fibras e praticamente não contêm gorduras.

As leguminosas são ricas nos minerais Ferro, Zinco, Cálcio, Fósforo e Potássio. Possuem também uma boa quantidade de vitaminas do complexo B (em especial a B1, ou tiamina) e ácido fólico e não contêm glúten.

Diversas pesquisas ligam o consumo diário de leguminosas a uma menor incidência de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até mesmo de alguns tipos de câncer. Como aumentam a saciedade e não elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, as leguminosas ajudam também a manter o peso de forma saudável;

Para melhorar a digestão das leguminosas, aqui na HORA DE PAPINHA, sempre as deixamos de molho, de 8 a 12 horas, com o objetivo principal de reduzir alguns compostos (fitatos, taninos, oligossacarídeos) associados à formação de gases. A água do molho é descartada e os grãos enxaguados antes do cozimento.

Nas nossas receitas você sempre vai ter uma destas leguminosas: Feijão Carioquinha Orgânico, Lentinha ou Grão de Bico.

Bom Apetite!!